A rede de distribuição de gás natural da MSGÁS é composta de tubulações de aço carbono e de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) que podem estar enterradas em ruas, avenidas, calçadas e até mesmo junto às rodovias. Toda a rede de gás da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul possui sinalização externa por meio de placas de aviso, delimitadores, tachões no asfalto e passeio e marcos quilométricos.
Na instalação de suas redes, a MSGÁS adota as normas internacionais da American National Standard Institute (ANSI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os ramais são feitos de tubulações em aços para altas e médias pressões e de PEAD para baixas pressões. Esses materiais dão de grande resistência e durabilidade quando permanecem íntegros mantidas as condições de implantação, com um sistema de prevenção de corrosão e a prevenção de avarias externas nos ramais. Os ramais e equipamentos operacionais constituem a Rede de Distribuição de Gás Natural. Também faz parte da rede de distribuição um sistema de válvulas automáticas e manuais que controla a pressão e o fechamento em caso de vazamento de gás. Tais sistemas são permanentemente monitorados e recebem manutenções periódicas.
Já foi constatado que a principal causa de acidentes nas redes de gás é a falta de cuidado de terceiros ao realizarem serviços, obras ou escavações perto da rede de gás. Visando minimizar esse problema a MSGÁS dispõe de um serviço telefônico 24 horas, por meio do qual os cidadãos podem acionar a Companhia para orientação quando da necessidade de construção de obras, novas redes, plantio de arborização e em caso de qualquer dano à rede, suspeita de vazamento de gás e outros incidentes. Basta entrar em contato pelo número do Plantão de Emergência. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora. 0800-647-0300
PLANTÃO DE EMERGÊNCIA
A MSGÁS dispõe de um Plano de Ação de Emergência (PAE) com o objetivo de proporcionar ações rápidas, eficientes e coordenadas em situações de emergência. O PAE conta com a participação de funcionários da empresa em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, Polícia Militar, Concessionárias, Secretarias de Saúde, Agências de Trânsito, SAMU e outros. O PAE adota a realização de simulados internos e externos e a revisão periódica de normas e procedimentos para situações de emergência no sistema.
O objetivo é assegurar e viabilizar a observância das normas pertinentes, o aprimoramento técnico das parcerias e das práticas de articulação, mobilização e ação integradas, a troca de informações e de conhecimentos para manutenção da capacidade de resposta a emergências.