A diretora-presidente da MSGÁS, Cristiane Schimidt, disse que a Companhia está preparada e poderá atender a demanda energética do setor florestal, que passa por um crescimento sem precedentes em Mato Grosso do Sul. Cristiane participou de reunião-jantar na segunda-feira, quando o governador Eduardo Riedel formalizou a Licença de Operação da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
“A Companhia se estrutura para esse objetivo, de ser uma solução energética para todos os segmentos, incluindo as grandes indústrias”, disse, sinalizando que já há negociação com a Suzano. Há, ainda, a expectativa de fornecer gás para a fábrica da Arauco em Inocência.
Cristiane Schmidt, que assumiu a MSGÁS, é economista e tem um olhar atento ao crescimento econômico, percebendo que a expansão da celulose, por exemplo, desencadeará uma série de negócios e serviços que precisam de fonte de energia e se ela emitir menos poluente, melhor. Por isso, um dos três objetivos da sua gestão é tornar a Companhia ainda mais lucrativa, aproveitando a sua competitividade no setor e contribuir para esse boom da economia de Mato Grosso do Sul.
“Queremos gerar mais lucros, dinheiro que vai para o caixa do Estado, podendo gerar mais recursos para o Estado investir em hospital, melhorar uma estrada, ampliar uma escola, dar mais assistência às mulheres, às crianças, aos idosos, enfim investir em políticas públicas”.
Segundo o governador Eduardo Riedel, “esse ambiente de negócio competitivo e positivo faz parte da harmonia que existe entre o governo, o poder público e a iniciativa privada. A licença entregue hoje talvez traduza um pouco disso tudo, beneficiando a população por meio de oportunidades de emprego e renda. Mato Grosso do Sul tem todo o seu desdobramento e planejamento estratégico elaborado num Estado próspero, verde, inclusivo e digital. São os quatro eixos que norteiam a nossa estratégia de política pública em qualquer área”, acrescentou.
Presentes no evento, a Diretora-Presidente da MSGÁS, Cristiane Schmidt, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, Presidente da Suzano, Beto Abreu e Presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Licença de Operação – A Licença de Operação de sua nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, foi dada oficialmente, na sede da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul (FIEMS), com a presença do governador Eduardo Riedel e secretários de Estado, secretário Jaime Verruck e o anfitrião Sergio Longem.
O documento foi entregue ao presidente da companhia, Beto Abreu. Diretores da Suzano também participaram da cerimônia, seguida de jantar. Expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) no dia 9, a licença possibilitou o início das operações da terceira fábrica da empresa em Mato Grosso do Sul, que ocorreu no último dia 21.
Com o início das operações da nova unidade, a capacidade instalada de produção de celulose da Suzano salta de 10,9 milhões para 13,5 milhões de toneladas anuais, o que representa um aumento de mais de 20% na produção atual da companhia. A construção da Unidade Ribas do Rio Pardo foi anunciada em maio de 2021 e, no pico da obra, mais de 10 mil empregos diretos foram criados. Com o início das operações, cerca de 3 mil pessoas, entre colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as), passam a trabalhar nas atividades industrial, florestal e de logística da nova unidade.
Assessoria de Comunicação da MSGÁS