A presidente da MSGÁS, Cristiane Schimdt, se reuniu nesta terça-feira com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, secretário municipal de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, Diretor-Presidente da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Paulo Silva, e diretor técnico e comercial da companhia, Fabricio Marti, para tratar do programa de descarbonização do Governo do Estado, que propõe, entre outras práticas sustentáveis, a utilização de Gás Natural Veicular (GNV) pelos ônibus do transporte público da Capital. A ideia é estabelecer a transição de forma gradual com a renovação da frota, uma tendência que se verifica em diversas capitais do país.
O plano de negócios da Companhia está focado em aumentar a oferta de gás natural canalizado, para atender o setor de comércio, condomínios residenciais, industriais e incrementar o uso do GNV, tanto no transporte particular, quanto no de cargas e de passageiros. Para os veículos de passeio, o Governo do Estado implementou um programa de incentivos que vai da isenção do IPVA e taxas do Detran, até a redução da alíquota do ICMS nas bombas e voucher de R$ 1.000 para abastecimento nos postos de GNV. Esse bônus é de R$ 5 mil para caminhões.
A diretoria da MSGÁS destaca que toda a capacidade instalada da empresa está sendo colocada na perspectiva do crescimento do mercado de gás natural, alinhada à política de transição energética e o compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, preconizada pelo governador Eduardo Riedel.
Menos poluição – A expectativa é de que na renovação da frota, as empresas concessionárias adotem os modelos de veículos que já estão sendo lançados pelas montadoras, com motores movidos a gás natural ou biometano. Em relação ao diesel, o gás natural é 20% menos poluente. Do ponto de vista ambiental, da saúde da população, a diminuição de material particulado a 85%.
Participaram também da reunião, a diretoria Financeira, Bernadete Rangel, o gerente comercial, Jason Willians, Katiane Sabadini e Andreia Figueredo, técnica da Agetran.
Assessoria de Comunicação da MSGÁS